Vacina contra a dengue terá início em janeiro de 2026 e Brasil se prepara para ampliar imunização
- Vozes de Brasília

- há 11 minutos
- 2 min de leitura

Por George Medeiros, para Vozes de Brasília
O Brasil está prestes a iniciar uma nova fase na luta contra a dengue com a aplicação da vacina em dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização foi oficialmente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de janeiro de 2026, marcando um passo importante no enfrentamento dessa doença que há décadas desafia a saúde pública no país.
Início da campanha e cidades-piloto
Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação da vacina contra a dengue começará a partir do dia 17 de janeiro, com distribuição das primeiras doses em três cidades-piloto: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP). Nessas localidades, o público alvo inicial será composto por pessoas de 15 a 59 anos, com a intenção de alcançar pelo menos metade dos moradores para avaliar o impacto da imunização.
Nessa primeira fase, também serão utilizadas parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Butantan para vacinar profissionais da Atenção Primária à Saúde — como agentes comunitários, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país.
Como a vacinação será ampliada
A estratégia do Ministério da Saúde prevê que, à medida que a produção aumente — inclusive com parceria internacional para ampliar a capacidade —, a vacinação será gradualmente estendida para o restante da população. O plano é começar pelos adultos com 59 anos ou mais e, gradualmente, incluir faixas etárias mais jovens até alcançar o público de 15 anos.
Além da vacina nacional de dose única, o SUS já vinha oferecendo outra vacina contra a dengue, produzida por um laboratório japonês, indicada para adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses — estratégia que continuará paralelamente aos novos esforços de imunização.
Quando chegará a Brasília
No Distrito Federal, embora ainda não exista uma data oficial divulgada pelo Ministério da Saúde para o início da vacinação com a nova vacina de dose única, a expectativa é de que ela chegue à rede pública de saúde nos meses seguintes ao lançamento nacional — ou seja, a partir de fevereiro e março de 2026, conforme a distribuição das doses pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Secretaria de Saúde do DF informou que as primeiras doses da vacina contra a dengue serão distribuídas pela União, mas ainda não há cronograma detalhado de quando exatamente elas serão aplicadas nas unidades do Distrito Federal. As decisões finais dependerão da logística de envio e da definição de prioridades locais.
Importância da vacinação
A chegada da vacina representa um importante avanço no combate à dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que provoca milhares de casos e centenas de mortes todos os anos no Brasil. A Butantan-DV — vacina em dose única — tem sido considerada um marco por sua praticidade e eficácia, facilitando a adesão da população e potencialmente reduzindo a circulação do vírus no país.
Com a ampliação da produção e distribuição das doses, a expectativa é que a cobertura vacinal cresça rapidamente em 2026, fortalecendo os esforços de prevenção e diminuindo a carga de dengue em todo o território nacional.




Comentários