DF intensifica vacinação antes do Ano-Novo: saiba onde procurar doses até 31 de dezembro
- Vozes de Brasília

- 28 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Brasília, 28 de dezembro de 2025 — Com o fim do ano se aproximando e a agenda de serviços públicos ajustada por causa das festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforça a importância de atualizar a caderneta de vacinação e informa os pontos que estarão abertos até 31 de dezembro para atendimento da população.
Entre sábado (27), segunda (29), terça (30) e a véspera de Ano-Novo (quarta-feira, 31), moradores de todas as idades podem procurar os locais de imunização distribuídos pela capital federal para receber vacinas previstas no calendário nacional de rotina e específicas, de acordo com cada faixa etária.
📍 Locais e horários
A lista completa de postos, unidades de saúde e pontos extras de vacinação está disponível no site da SES-DF e é atualizada diariamente. Na quarta-feira, dia 31, os postos funcionam até as 12h, antes do recesso de Ano-Novo.
👩⚕️ Vacinas oferecidas
Os moradores têm acesso a uma gama de imunizantes, que contemplam desde vacinas de rotina até outras específicas:
Vacinação infantil e de rotina, para bebês, crianças e adolescentes.
Dose contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem limite de idade.
Vacina contra HPV para adolescentes até 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.
Imunização contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do calendário.
📌 A SES-DF orienta que os usuários levem um documento de identidade com foto e, se possível, a caderneta de vacinação para facilitar o atendimento e garantir o registro correto das doses aplicadas.
⏱️ Período de recesso
Vale lembrar que, devido ao feriado de Ano-Novo, não haverá vacinação nos dias 1º de janeiro (quinta) e 2 de janeiro (sexta). Os serviços de rotina retornam normalmente após o período de recesso, a partir de 5 de janeiro de 2026.
💉 Importância da imunização
Especialistas destacam que manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para proteger a população contra doenças evitáveis, evitar surtos e reduzir a circulação de vírus, especialmente em períodos de festas e viagens. Mesmo com datas festivas no fim do ano, a oportunidade de atualização das vacinas antes do recesso pode fazer diferença na proteção familiar.




Comentários