Zambelli deve ficar presa em Brasília se for extraditada pela Itália.
- Vozes de Brasília

- há 2 dias
- 1 min de leitura

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) deverá permanecer presa em Brasília caso a Justiça italiana autorize sua extradição ao Brasil. A informação decorre das normas legais que regem o cumprimento de ordens judiciais envolvendo parlamentares e réus em processos de repercussão nacional.
Zambelli é alvo de investigações no Brasil e teve o nome incluído em pedidos de cooperação internacional após deixar o país. Com a eventual extradição, o entendimento é de que a parlamentar seja encaminhada a um estabelecimento prisional no Distrito Federal, onde tramitam os principais processos e onde estão sediadas as instâncias superiores do Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF).
Especialistas em direito internacional explicam que, em casos de extradição, o local de custódia costuma ser definido de acordo com a autoridade judicial responsável pelo processo. No caso de Zambelli, a competência do STF e o acompanhamento direto do caso justificariam o cumprimento da prisão em Brasília.
A defesa da deputada acompanha o andamento do pedido de extradição na Itália e afirma que utilizará todos os recursos legais disponíveis. Já o governo brasileiro, por meio dos canais diplomáticos e do Ministério da Justiça, segue monitorando o caso, que pode ter desdobramentos políticos e jurídicos relevantes nos próximos meses.



